QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS DAS FRUTAS?

saladaAs frutas em geral fornecem poucas calorias, sendo uma ótima pedida para quem deseja eliminar peso ou manter.

Possuem alto teor de água em sua composição, repondo os líquidos eliminados através da transpiração, suor, etc. Por isso no verão é importantíssimo consumir frutas.

São fontes de vitaminas e minerais, que desempenham papel essencial no organismo. Algumas são ricas em vitamina C que é o caso das frutas cítricas, como: laranja, limão, morango, acerola, goiaba e outras. Outras são ricas em beta caroteno "precursor da vitamina A", como a manga, caqui, mamão, etc. Além destas e outras vitaminas, não podemos esquecer dos minerais, que estão presentes em muitas frutas, como potássio e ferro.

As frutas possuem grande quantidade de fibras, que estimulam um bom trabalho intestinal, além de provocar uma sensação maior de saciedade. Na maioria das frutas encontra-se a pectina que é uma fibra solúvel, que ajuda no controle do colesterol, diminuindo o risco de doenças cardiovasculares. Consumindo frutas com a casca você ingere a fibra insolúvel, que acelera o movimento do bolo fecal, fazendo com que o seu intestino funcione regularmente, evitando constipação.

O processo de digestão das frutas é mais rápido, pois possuem pouca gordura, sendo então rapidamente absorvidos os nutrientes, evitando com que você sinta aquela sensação de moleza após consumir alimentos, principalmente nesta época de verão.

A fruta engorda?

nutricao2Esse é um dos mitos sobre as frutas, e alguns casos uma desculpa para não a comer. O consumo abundante de fruta não só não engorda, mas é também uma das melhores maneiras de perder peso. É certo que a fruta contém açucares, e eles fornecem calorias, mas apesar disso, em igualdade de calorias, comparada com outros alimentos, a fruta:

Produz uma maior sensação de saciedade

Praticamente não contém gordura

Exerce um efeito diurético natural que contribui para redução de peso

Devido à sua riqueza em vitaminas do grupo B, os seus açúcares metabolizam-se (queimam-se) facilmente e não se transformam em gordura, como acontece com os produtos de pastelaria refinada.

E inconvenientes da fruta existem?
Embora a fruta seja o tipo de alimento mais saudável e com o maior poder curativo de todos os que existem, algumas delas devem usar-se com precaução nos seguintes casos:

Diarréias – certas frutas são laxantes e devem-se evitar, como a uva, melão, ou as ameixas, no entanto outras são adstringentes e podem-se usar, como maçã, marmelo ou nêspera.

Diabetes – evitar as frutas muito doces como as uvas ou tâmaras

Cáries – se houver propensão para sofrer de cárie, reduzir o consumo de cítricos.

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